CABARET – KIT KAT CLUB

(Crédito: Caio Gallucci)


Criado originalmente em 1966, o musical “CABARET” é um dos maiores sucessos da Broadway de todos os tempos e ficou ainda mais conhecido graças à icônica adaptação cinematográfica de 1972, dirigida por Bob Fosse e estrelada por Liza Minnelli. Agora, o espetáculo ganha uma nova versão brasileira que estreia no dia 8 de março, no 033 Rooftop, no complexo JK Iguatemi, onde segue em cartaz até 12 de maio.

A montagem brasileira tem direção de Kleber Montanheiro, direção musical de Fernanda Maia (no comando de uma orquestra de 10 mulheres), coreografia de Barbara Guerra e versão brasileira assinada por Mariana Elisabetsky. Além disso, traz no elenco feras da cena teatral brasileira como Fabi Bang (Sally Bowles), Ícaro Silva (Cliff Bradshaw) e André Torquato (Emcee). 

O espetáculo é fruto da colaboração entre a produtora Marilia Toledo e o diretor Kleber Montanheiro, dois grandes nomes do teatro nacional. E mantém as músicas originais de John Kander e as letras de Fred Ebb, que marcaram gerações de espectadores em todo o mundo. Recentemente, o musical foi remontado em Londres, na Inglaterra, e também deve reestrear na Broadway ainda no primeiro semestre de 2024.

Esta é a terceira montagem nacional. Em 1989, Beth Goulart e Diogo Vilela deram vida à Sally Bowles e Emmce. A recusa do papel na primeira produção, por causa de uma novela, deixou Claudia Raia sonhando em encarnar a dançarina inglesa; a realização veio em 2011 e assinando também coprodução – ambas apresentadas no palco do Teatro Procópio Ferreira. Integrante do ensemble 13 anos atrás, Fabi Bang retorna, agora em 2024, como protagonista e pronta para conquistar os corações dos clientes do Kit Kat Club.

A produção brasileira recria a atmosfera única e envolvente do Cabaret de forma imersiva, inspirada nas bem-sucedidas montagens internacionais. “A ideia é transportar as pessoas para dentro do KitKat Club, onde se passa a história. Então, vamos transformar o 033 Rooftop espalhando mesinhas por todo o espaço e criaremos cenas no meio da plateia, de modo que o público faça parte da encenação e seja transportado para a virada de 1929 para 1930. Também queremos explorar essa ideia sensorial com a ajuda de efeitos de som e de luz”, antecipa o diretor Kleber Montanheiro.

O encenador ainda conta que o show começa logo que o espectador sai do elevador, onde os atores já estarão apresentando alguns números de cabaré. “Queremos romper com a ideia do terceiro sinal anunciando o começo do espetáculo. Quando as pessoas chegarem, já vão se sentir em um cabaré em Berlim e assistir a algumas cenas que vão se misturando até o começo do show”, acrescenta.

Outro aspecto ressaltado por Montanheiro é a diversidade buscada na escolha do elenco. “O texto fala de pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, cores de pele e corpos. E a escolha do elenco, através das audições e de alguns convites, passou por isso. Fui brincando um pouco com um cabaré nessa época na Alemanha como uma ideia de liberdade, de construção de um movimento que se pauta pelas diferenças entre todas as pessoas. E esse pensamento permeou todo o conceito de escolha do elenco”, afirma.

Sobre os desafios de criar a versão brasileira desse grande clássico, Mariana Elisabetsky explica: “Como a obra é muito conhecida do público, é sempre mais difícil quando a plateia escuta a versão em português cantando o original em inglês dentro da cabeça. Outra particularidade é o fato de existirem na história personagens provenientes de vários países e as brincadeiras com as línguas ao longo dos diálogos, especialmente o inglês e o alemão”.

Já a coreógrafa Barbara Guerra conta que a liberdade para criar uma releitura contemporânea do clássico é um presente. “Cabaret é um musical icônico, rico em camadas. Montar uma obra que chamamos de não-réplica é a oportunidade perfeita para expressar nossa visão artística, criando assim uma versão pessoal e genuinamente brasileira. Minha ideia é que as coreografias não se limitem apenas à estética, quero que elas captem a essência única de cada cena”, revela.

Marilia Toledo, autora, idealizadora e diretora de sucessos como “Ney Matogrosso – Homem com H” e “Silvio Santos Vem Aí”, assume a produção do espetáculo. Por sua vez, Kleber Montanheiro, reconhecido pelo recente sucesso de “Tatuagem” (vencedor do APCA), e pela direção de “Carmen, a Grande Pequena Notável”, encarrega-se da direção.

A parceria entre Marilia e Kleber não é novidade para o sucesso. Fundadores do Miniteatro na Praça Roosevelt em 2009, a dupla já trabalhou em peças premiadas como “Amídalas”, escrita por Marilia e Rodrigo Castilho e dirigida por Kleber, e “A Odisseia de Arlequino”. Após mais de 14 anos de hiato, eles se unem novamente para proporcionar ao público brasileiro uma perspectiva inovadora de um clássico que transcende gerações.

Este espetáculo será apresentado por Ministério da Cultura e Zurich Santander, com patrocínio master de EMS, patrocínio de Santander Brasil e Return.

Para ampliar ainda mais essa encenação imersiva, o público poderá desfrutar de uma experiência gastronômica completa, assinada pelo Chef Mário Azevedo, do 033 Rooftop. Inspirado pelo clima de Berlim no início da década de 1930, o Chef preparou três pratos tipicamente alemães, que contam ainda com drink e sobremesa. O público precisa adquiri-los antecipadamente pela Sympla, pois eles não estarão disponíveis para a venda no local no momento da apresentação, serão servidos apenas aos clientes que reservarem com antecedência.

“Este espetáculo reúne em uma remota Berlim dos anos 30 diversas nuances e sensações, como: diversão, entretenimento e paixões. Um jantar com pratos típicos alemães tornará essa experiência ainda mais completa aos espectadores.”, comenta o Chef Mário Azevedo.

CONFIRA AS OPÇÕES DO MENU CABARET:

KIT KAT PREMIUM – R$ 155,00
Drink: The Berries – Espumante, Suco de Cranberry e Licor de Amora
Jantar: Mix de Salsichas – Bratwurst (Branca) e Brühwurst (Vermelha) com Mostarda Amarela servido com Sauerkraut (Chucrute) e Salada de Batatas
Sobremesa: Apfelstrudell com Creme Chantilly

KIT KAT ESPECIAL – R$ 165,00
Drink: The Berries – Espumante, Suco de Cranberry e Licor de Amora
Jantar: Schnitzel (Carne de porco empanada) com Molho Tártaro servido com Sauerkraut (Chucrute) e Salada de Batatas
Sobremesa: Apfelstrudell com Creme Chantilly

KIT KAT VIP – R$ 175,00
Drink: The Berries – Espumante, Suco de Cranberry e Licor de Amora
Jantar: Mix de Frios e Embutidos – Lombo defumado, Salame Hamburguês, Pastrame e Mini salsichas servidos com Mostarda amarela, Torradas e Mini Pretzels
Sobremesa: Apfelstrudell com Creme Chantilly

*A compra dos itens do Menu Cabaret não dá acesso ao 033Rooftop, é necessário adquirir ingressos para o espetáculo Cabaret.
* Cliente Santander tem desconto de 15% nos kits de jantar e demais itens comercializados no bar do 033 Rooftop.

ELENCO 

André Torquato – Emcee
Fabi Bang – Sally Bowles
Ícaro Silva – Clifford Bradshaw
Anna Toledo –  Fräulein Schneider
Bruno Sigrist – Ernst Ludwig
Carla Vazquez – Fräulein Kost 
Daniel Caldini – Bobby, Ensemble e cover de Ernst Ludwig 
Eduardo Leão – Herr Schultz
Hipólyto – Victor, Ensemble  e cover de Clifford Bradshaw
Nick Vila Maior – Max, Oficial da Alfândega e cover de Herr Schultz

Alvinho de Pádua – Ensemble e cover de Emcee 
Ana Araújo – Ensemble e cover de Fräulein Schneider
Bruno Albuquerque – Marinheiro 03 e Ensemble Kit Kat Boy
Gabriel Malo – Marinheiro 01 e Ensemble 
Larissa Noel – Ensemble 
Mari Saraiva – Ensemble 
Maria Clara Manesco – Ensemble e cover de Sally Bowles
Marisol Marcondes – Ensemble e segunda cover de Sally Bowles
Moira Osório – Ensemble e cover de Fräulein Kost
Tiago Dias – Marinheiro 02 e Ensemble 

CRIATIVOS

Libreto: José Masteroff
Música: John Kander
Letras: Fred Ebb
Baseado na peça de teatro de John Van Druten e Christopher Isherwood
Versão: Mariana Elisabetsky
Direção geral, cenário e figurinos: Kleber Montanheiro
Direção musical: Fernanda Maia
Coreografia: Barbara Guerra
Preparação de elenco: Erica Montanheiro
Diretor musical assistente e preparador vocal: Rafa Miranda
Diretora assistente e diretora residente: Daniela Stirbulov
Diretora assistente: Ana Elisa Mattos
Dance captain: Tiago Dias
Produção de elenco: Daniela Cury
Designer de luz: Gabriele Souza
Sound Designers: João Baracho / Fernando Akio Wada 
Sound Designers associados e consultoria: Beatriz Passeti / Zelão Martins / Guilherme Ramos
Visagismo: Louise Helène
Figurinista assistente, gerência de ateliês e chefe de camarim: Marcos Valadão
Assistente de figurinos: Thaís Boneville
Pintura artística de cenário e figurino: Victor Grizzo
Perucaria: Malonna
Criação de Bonecos: Dante
Direção cenotécnica: Evas Carretero
Cenotécnicos: Isaac Tibúrcio e Alício Silva
Production Stage Manager: Rafael Reis 
Stage Manager: Juliana Imperial
Stage Managers Assistentes: JV Costa e Wallace Félix
Direção de produção: Marilia Toledo
Coordenação de produção: Patrícia Figueiredo
Produção: Camila Sartorelli, Eddye Vieira e Jota Rafaelli
Produtores associados: Kleber Montanheiro, Marília Toledo e Erica Montanheiro
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Idealização do projeto: Kleber Montanheiro e Erica Montanheiro
Produtora associada: Domínio Público Produções 
Idealização: Da Revista Arte e Entretenimento 
Realização: Lolita & La Grange Produções Artísticas

TEMPORADA: De 08 de março a 12 de maio de 2024
LOCAL: 033 Rooftop do Teatro Santander (cobertura) – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia – São Paulo | Capacidade: 342 lugares
DIAS e HORÁRIOS: Sex às 20h30 | Sáb às 15h e 20h30 | Dom às 15h e 19h30
DURAÇÃO: 2h45 (com 15 minutos de intervalo)
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
INSTAGRAM: @cabaretbrkitkatclub

VENDAS (on-line com taxa): sympla.com.br
VALORES:  
Mesa – R$ 300 (inteira) + R$ 60 (taxa) | R$ 150 (meia) + R$ 30 (taxa)
Camarote – R$ 250 + R$ R$ 50 (taxa) | R$ 125 (meia) + R$ 25 (taxa)
Bistrô Alto – R$ 200 + R$ 40 (taxa) | R$ 100 (meia) + R$ 20 (taxa)
Mesa/Camarote/Bistrô Alto (Preço Popular*) – R$ 39,60 + R$ 7,92 (taxa) | R$ 19,80 (meia) + R$ 3,96 (taxa) *verificar disponibilidade de ingressos no site de vendas

VENDAS (física sem taxa): Bilheteria Teatro Santander – Atendimento presencial todos os dias 12h às 18h. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. Não é possível o parcelamento em ingressos adquiridos na bilheteria.
Autoatendimento: A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia.
Formas de pagamento: Dinheiro, Cartão de débito e Cartão de crédito.

** Clientes Santander têm 30% de desconto no valor do ingresso, mediante compra com o cartão do Banco

Deixe um comentário