BEETLEJUICE, O MUSICAL, O MUSICAL, O MUSICAL

(Crédito: Leo Aversa)


No final dos anos 80, o cultuado diretor Tim Burton lançou um clássico instantâneo, que atravessou gerações, a comédia ‘Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem’. O sucesso foi tamanho que, mais de 30 anos depois, o filme se transformou em um musical da Broadway, que estreou em 2019, sendo indicado a oito Tony´s Awards. No Brasil, o sucesso se repete: o musical teve a maior bilheteria teatral de 2023, no Rio de Janeiro. Com direção de Tadeu Aguiar, produção geral de Renata Borges Pimenta, produção da Touché Entretenimento e apresentado pelo BB Seguros“BEETLEJUICE, O MUSICAL” tem Eduardo Sterblitch no papel-título e chega a São Paulo em 22 de fevereiro, no Teatro Liberdade. O espetáculo tem patrocínio de Shell, Mobilize Financial Services, Eurofarma e BNY Mellon e apoio de Raízen, Outback, Robert Half e SegurPro.

A superprodução brasileira tem 11 gigantescos cenários, mais de 150 figurinos e uma série de efeitos especiais. “A cenografia é genial. Renato Theobaldo conseguiu me presentear com tudo aquilo que admiro e pretendo em um musical quando eu dirijo: magia e dramaticidade. São cenários gigantescos”, exalta Tadeu Aguiar. Renata Borges complementa: “é a montagem mais audaciosa que a Touché já realizou. O resultado é impactante, divertido, dramático. Tem sido inesquecível e arrebatador”.

A montagem brasileira tem um superelenco de 23 atores: além de Eduardo Sterblitch, Ana Luiza Ferreira, João Telles, Lara Suleiman, Thais Piza, Marcelo Laham, Flávia Santana, Joaquim Lopes, Rosana Penna, Gabi Camisotti, Pamella Machado, Diego Campagnolli, entre outros, sob direção de Tadeu Aguiar, que não esconde a empolgação: “foi um desafio encontrar um elenco que cantasse, dançasse e, principalmente, fosse de bons atores. Acho que chegamos a um elenco excepcional. Foram mais cinco mil inscritos, mais de quinhentos testados e o resultado está sendo consagrado pelo público”, celebra.

Conhecido por sua versatilidade, Eduardo Sterblitch vem colecionando elogios por sua atuação. Ele se envolveu com o teatro já aos três anos de idade e tem se destacado como criador de personagens icônicos e populares, conquistando o público com sua criatividade e humor.  A composição de Beetlejuice é uma soma dessas experiências.

Meu objetivo foi misturar todos os personagens que existem dentro de mim. O Beetlejuice é a mistura de todos eles, todas as vozes, timbres, energias, ritmos, dinâmicas que carrego comigo”, explica Stertblitch.

A produtora Renata Borges não esconde a empolgação com o trabalho do ator e afirma: “o Eduardo está perfeito e vem se dedicando incansavelmente, não à toa tem arrebatado o público com uma interpretação memorável e divertida do icônico personagem”. A parceria entre os dois está só começando. “Quero celebrar esse encontro com a Renata e a Touché, tenho total identificação com a seriedade e profissionalismo das entregas que eles fazem e quero estar em outros musicais com esse time”, vibra o ator.

‘Beetlejuice, o musical’ tem libreto original de Scott Brown e Anthony King e música de Eddie Perfect. A versão brasileira é de Claudio Botelho. A ficha técnica é repleta de grandes nomes do teatro musical: Laura Visconti (direção musical), Renato Theobaldo (cenografia), Dani Vidal & Ney Madeira (figurino), Sueli Guerra (direção de movimento/coreografia), Dani Sanches (desenho de luz), Gabriel D´angelo (desenho de som), Anderson Bueno (visagismo), Ateliê San Roman (Perucaria) e Lucas Pimenta e Simone Centurione (assistentes de direção).

Tadeu Aguiar revela que o icônico filme, base para o musical, foi também uma fonte de inspiração para sua direção. “Revi o filme e assisti ao espetáculo na Broadway. Adoro a estética imposta pelo Tim Burton e seria tolo de não usar essa inspiração. É meio como o movimento antropofágico da semana de 22. Beber na fonte e reescrever do nosso jeito”. O diretor pontua, entretanto, que tudo tem uma assinatura autoral. “A peça traz um olhar brasileiro, nosso humor, de artistas com características histriônicas. Isso é bom para muitos personagens do espetáculo”, complementa.

Já Amauri Vasconcelos, CEO da Brasilseg, uma empresa BB Seguros, que patrocina a atração, reforça o posicionamento da companhia em levar cultura de qualidade para os quatro cantos do país. “Patrocinar a cultura é uma prioridade para nós, e estarmos envolvidos em um projeto tão grandioso como este musical inspirado em um clássico dos anos 80 é incrivelmente significativo. Estamos felizes por testemunhar a grandiosidade do espetáculo e a brilhante equipe de artistas envolvida neste projeto”, afirma o executivo.

Com direção de Tim Burton, o filme ‘Beetlejuice, Os Fantasmas Se Divertem’ foi um grande sucesso de bilheteria em 1988, tornando cultuado o personagem-título, interpretado por Michael Keaton. No Brasil, o longa-metragem tornou-se um dos clássicos da “Sessão da Tarde” (Rede Globo), e Besouro Suco (como foi traduzido na dublagem) um vilão nostálgico na memória afetiva dos brasileiros.

A trama gira em torno de um casal recém-falecido em um acidente de carro (Alec Baldwin e Geena Davis) que viram fantasmas presos em sua antiga casa. Com a chegada de novos moradores  (Catherine O’Hara, Jeffrey Jones e Winona Ryder), eles precisam da ajuda de um fantasma mais “experiente”, justamente o Beetlejuice, que se utiliza de métodos não muito ortodoxos para expulsar os inquilinos recém-chegados. O filme teve sua continuação anunciada, com estreia prevista para setembro deste ano.

O musical estreou na Broadway com grande sucesso de público e crítica, sendo ainda indicado a sete Drama Desk Awards, quatro Drama League Awards e quatro Outer Critics Circle Awards. A montagem brasileira pretende manter todo o humor e magia que fizeram dessa história um clássico moderno.

ELENCO

Eduardo Sterblitch – Beetlejuice
João Telles – Beetlejuice (alternante)
Ana Luiza Ferreira – Lydia Deetz
Gabi Camisotti – Lydia Deetz (alternante) / Skye
Lara Suleiman – Lydia Deetz (alternante)
Marcelo Laham – Adam Maitland
Thais Piza – Barbara Maitland
Flávia Santana – Delia Deetz
Joaquim Lopes – Charles Deetz
Rosana Penna – Juno
Mary Minóboli – ensemble / Skye (alternante)
Pamella Machado – Miss Argentina / Barbara Maitland (alternante)
Diego Campagnolli – Otho
Erika Affonso – Maxine / Miss Argentina (alternante)
Thór Junior – Maxie
Thiago Perticarrari – ensemble / Adam Maitland (cover)
Dino Fernandes – ensemble / Charles Deetz (cover)
Nathalia Serra – ensemble / Delia Deetz (alternante) / Maxine
Gabriel Querino – ensemble / Maxie (cover)
Thadeu Torres – ensemble
Duda Carvalho – ensemble
Edmundo Victor – ensemble
Fernanda Misailidis – (swing)

CRIATIVOS

Libreto Original de Scott Brown e Anthony King
Música de Eddie Perfect
Direção – Tadeu Aguiar
Produção Geral – Renata Borges Pimenta
Produção – Touché Entretenimento
Versão Brasileira – Claudio Botelho
Direção Musical – Laura Visconti
Cenografia – Renato Theobaldo
Figurino – Dani Vidal & Ney Madeira
Direção de Movimento / Coreografia – Sueli Guerra
Desenho de Luz – Dani Sanches
Desenho de Som – Gabriel D´Angelo
Visagismo – Anderson Bueno
Perucaria – Ateliê San Roman
Assistentes de Direção – Lucas Pimenta e Simone Centurione 

TEMPORADA: De 22 de fevereiro a 28 de abril de 2024
LOCAL: Teatro Liberdade – Rua São Joaquim, 129, Liberdade
DIAS e HORÁRIOS: Qua, Qui e Sex às 21h | Sáb às 16h e 21h | Dom às 16h e 20h30
DURAÇÃO: 2h30min (com intervalo de 15min)
CLASSIFICAÇÃO: 10 anos
INSTAGRAM: @beetlejuiceomusicalbrasil | @toucheentretenimento

INGRESSOS (on-line com taxa): sympla.com.br
Plateia Premium: R$ 350 (inteira) + R$ 70 (taxa) / R$ 175 (meia) + R$ 35 (taxa)
Plateia: R$ 280 (inteira) + R$ 56 (taxa) / R$ 140 (meia) + R$ 28 (taxa)
Balcão A: R$ 240 (inteira) + R$ 48 (taxa) / R$ 120 (meia) + R$ 24 (taxa)
Balcão B: R$ 190 (inteira) + R$ 38 (taxa) / R$ 95 (meia) + R$ 19 (taxa)

INGRESSOS (física sem taxa): Bilheteria do teatro de Terça a Sábado das 13h às 19h | Domingos e Feriados das 13 às 16h | Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação.

*Verificar todos os descontos no site de vendas

2 comentários em “BEETLEJUICE, O MUSICAL, O MUSICAL, O MUSICAL”

    1. Olá, não estenderá por agora. Porém, a produtora Renata Borges anunciou que o musical retornará a São Paulo em outubro, novembro e dezembro de 2025.

      Curtir

Deixar mensagem para Wall Toledo Cancelar resposta