Sobre o DID

Em dezembro de 2016 ganhou vida o projeto DESTAQUE IMPRENSA DIGITAL (DID), uma proposta que reúne alguns dos veículos digitais especializados na cobertura do teatro musical na cidade de São Paulo. Juntos pela primeira vez, eles puderam homenagear, de forma honrosa e simbólica, diversos profissionais e espetáculos que se destacaram na cena paulistana no ano de 2016.

A ideia, que surgiu como parte do programa especial de fim de ano do canal “Acesso Irrestrito”, idealizado pelo ator e jornalista Joaquim Araújo, buscou celebrar as produções de uma maneira diferente das retrospectivas convencionais. Atualmente, o DID é o único reconhecimento ao Teatro Musical brasileiro feito exclusivamente pela imprensa digital, onde através de uma votação fechada de caráter opinativo, chega-se ao resultado final.

Um projeto inovador, diferente, e que deu certo. Lançado pela internet em 27 de dezembro, o programa especial → DESTAQUE IMPRENSA DIGITAL 2016 ← teve grande repercussão ao contar com a participação de diversos musicais representados por seus elencos, reunindo dezenas de atores e criativos, bem como jornalistas e comunicadores do meio, aqueles que sempre assistem a tudo com olhos admirados e observadores, acompanhando diariamente o trabalho dos que, assim como nós, se mobilizam e dedicam para manter vivo e crescente o gênero no Brasil.

Em 2017 o projeto ganhou novos rumos, deixando de ser um programa de fim de ano, e adotando o formato de premiação. Visando promover uma união entre os profissionais da mídia on-line, o time de jurados se renova a cada edição, contando atualmente com mais de 10 nomes, sendo quatro deles responsáveis também pela organização:

  • Joaquim Araújo (Acesso Irrestrito)
  • Grazy Pisacane (A Broadway é Aqui!)
  • Pedro de Landa (Perdido in Sampa)
  • Wall Toledo (DID News!)

A partir de 2022, a celebração passa a contar com novas categorias e a se realizar de forma presencial, recebendo a presença dos profissionais indicados nas mais diversas categorias, além de outros artistas envolvidos nas produções concorrentes do ano vigente, entre outras figuras relevantes do cenário. Com números musicais apresentados ao vivo, a cerimônia ganha contornos inéditos e mais atraentes, e reafirma o crescimento do prêmio no mercado do teatro musical brasileiro, onde, a cada edição, o inesperado ganha mais espaço, sem lançar mão de sua essência e seu foco no coletivo, que visa aproximar pessoas, destacar talentos e valorizar o trabalho da imprensa no universo digital, bem como a importância de seus veículos.