SINÔNIMO DE ARTE E RESISTÊNCIA, A TRAJETÓRIA DA ICÔNICA ATRIZ NORMA BENGELL É CONTADA E CELEBRADA POR AMANDA ACOSTA, NESTE MUSICAL COM ENTRADA GRATUITA NO TEATRO DO SESI-SP, NA AVENIDA PAULISTA
O dono de uma companhia de teatro de revista se apresenta ao público e começa a falar da homenageada da noite: Norma Bengell (1935-2013). Atriz, cantora, cineasta, produtora, símbolo sexual, ativista pelos direitos do cinema e das mulheres. Antes que consiga falar mais, é interrompido por uma mulher. É a própria Norma Bengell.
Assim começa a viagem, partindo do diálogo imaginário entre esses dois personagens, de onde brotam memórias em forma de cenas e números musicais desenhando um painel surpreendente que foi a vida de Norma Bengell.
“Norma Bengell, o Brasil em Revista”, em cartaz desde o dia 19 de setembro no Teatro do SESI-SP (na Avenida Paulista), é um musical em quadros que, além de apresentar às novas gerações uma das maiores artistas do país, evoca o vigor e a explosão criativa do Brasil nos anos 1950 e 60. Momentos marcantes da história artística brasileira se confundem com a trajetória pessoal e artística de Norma, marcada por coragem, talento e coerência.
É um espetáculo que parte do teatro de revista para fazer uma homenagem à atriz, cantora, diretora, militante feminista e pelo cinema brasileiro. E, por meio dela, aos artistas brasileiros que, sob diversos regimes políticos, crises econômicas e conjunturas internacionais, nunca deixam de dar seu testemunho e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e mais livre. Sem deixar a alegria se esvair, nem esquecer que não há como fugir à luta”, explica o autor e diretor, Aimar Labaki.
Amanda Acosta, que vive Norma Bengell, interpretou Bibi Ferreira no musical “Bibi, Uma Vida em Musical”. Por sua atuação ganhou os prêmios de Melhor Atriz APCA; Prêmio Bibi Ferreira; Reverência; Cesgranrio; APTR; Botequim Cultural; Prêmio DID (Destaque Imprensa Digital) e Aplauso Brasil; e foi indicada ao prêmio Shell RJ. Além da ‘Pimentinha’, Amanda já encarnou também outra lenda dos palcos, a ‘pequena notável’ Carmem Miranda. E agora em 2025, compartilha seu talento em mais uma artista que marcou a história.
Falar de Norma é falar sobre liberdade artística, sexual e política, é falar sobre empoderamento, coletividade, empatia, profissionalismo, amor pela vida, pelo ofício. É falar sobre viver na prática o que se diz ser, intensamente, verdadeiramente apaixonadamente. Norma era uma trabalhadora, uma cidadã brasileira que lutou por sua, por nossa arte e pelo seu, nosso país. Com coragem e talento, desafiou padrões e abriu caminhos para gerações de artistas. Sua presença marcante e ousadia deixaram um legado inesquecível”, completa Amanda Acosta.
O repertório musical reúne 32 canções, trazendo músicas que Norma cantou em seus discos e shows – o melhor da Bossa Nova e das mulheres compositoras de sua época. Entre elas, “Eu Sei que Vou te Amar”, “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas” e canções de Rita Lee e Maysa. E também alguma nostalgia – hits dos anos 40 e 60 como “C’est si bon”, “Volare” – e um flerte com a MPB surgida nos anos 60, com Caetano Veloso e outros compositores. O espetáculo conta ainda com três canções inéditas, compostas pelo diretor musical Gustavo Kurlat especialmente para o espetáculo.
NORMA: ARTE E RESISTÊNCIA
Durante o espetáculo, Norma visita lembranças. Do pai austríaco, marcado pela Segunda Guerra, e da mãe milionária que, ao se casar com um afinador de piano, ficou pobre. De Walter Pinto e os grandes empresários do teatro de revista, das vedetes e dos fãs. Do mundo da moda e do cinema, do primeiro nu frontal, no filme “Os Cafajestes”, de Ruy Guerra. A amizade e parceria artística com Glauber Rocha, Cacá Diegues e a turma do Cinema Novo, da qual foi musa. Norma brilhou nos palcos do Brasil e da França. Gravou discos e fez shows com João Gilberto, Domenico Modugno, Nara Leão, Vinicius de Moraes, Dick Farney e tantos outros.
Numa vida de altos e baixos, marcada por grandes dores e conquistas, Norma nunca se intimidou com os homens nem com o poder. Esteve presente nas lutas pela liberdade, participando das passeatas de 1968, enfrentando prisões e sequestro pelas forças da repressão e, finamente, o exílio na Europa.
Na passagem pelo cinema europeu, fez muitos filmes e amigos, como Marcello Mastroianni, Luchino Visconti, David Niven, Federico Fellini. Entre grandes amores e encontros fugazes, passaram por sua vida Alain Delon, Gilda Grillo, Gabriele Tinti, Agildo Ribeiro, Jece Valadão, entre outras figuras ilustres ou anônimas.
O Rio de Janeiro dos anos 1950 e 60, e São Paulo e Paris dos anos 1970 foram lares de Norma, que passou também por Nova York, Roma e São Francisco. Mas amava mesmo o Brasil e suas praias, para onde sempre voltava. Já nos anos 1990, lutou pelo renascimento do cinema nacional, e nele mergulhou diretora.
ORIGEM DO PROJETO
“Levar ao palco do Teatro do SESI-SP a trajetória de Norma Bengell é um convite para revisitar um capítulo da história artística brasileira, celebrando a vida de uma mulher que se destacou pelo pioneirismo e pela coragem. Reviver essa trajetória em um palco que celebrou 60 anos de existência em 2024 torna o encontro ainda mais significativo”, destaca a equipe de Cultura do SESI-SP.
Com essa iniciativa, o SESI-SP reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, por meio de uma programação de qualidade e sempre gratuita.
Alexandre Brazil, idealizador e produtor do espetáculo, foi amigo e parceiro profissional de Norma, e já acalenta há tempos o desejo de homenageá-la: “Fui o último produtor da vida de Norma Bengell e tive a honra de realizar seu trabalho final: ‘Dias Felizes’, com direção do querido Emilio Di Biasi. Foram seis anos de convivência intensa, de aprendizado e afeto. Ficamos muito amigos — falávamos ao telefone todos os dias. O espetáculo ‘Norma Bengell, o Brasil em Revista’ representa algo que eu devia a ela. Ver sua estreia se concretizar é viver a sensação de missão cumprida”.
FICHA TÉCNICA
ELENCO
Amanda Acosta – Norma Bengell
Letícia Coura – Vedete, Carmen Miranda, Nara Leão, Tônia Carrero, Narradora
Luciana Carnieli – Tia da Norma, Vedete, Corista, Maria da Gloria Guimarães (Mãe de Norma), Sylvia Telles, Repórter, Narradora, Gilda Grillo, Odete Lara
Luciana Ramanzini – Narradora, Tia Avó cantora de Ópera, Vedete, Corista, Cabrito, Estudante, Lillian Briggs, Ruth Escobar
André Hendges – Luiz Carlos Barreto, Christian Friedrich Bengell (Pai de Norma), Estilista, Gerente da boate, Fã, Ronaldo Bôscoli, Domenico Modugno, Narrador, Jece Valadão, Crítico, Emilio Di Biasi, Alain Delon, David Niven, Gabriele Tinti
Mauricio Xavier – Elizeu Félix, Namorado da Tia, Carlos Manga, Homem da gravadora, Padre, Empresário do Domenico, Mr. Petrill, Guilherme Araújo, Militar, Cláudio Mamberti, Grande Otelo, Josephine Baker
Paulo de Pontes – Antônio, Carlos Machado, Caribé da Rocha, Oscarito, Locutor, Itamar Franco, Juca Chaves, Agildo Ribeiro, Militar à paisana, Alberto Sordi
BANDA:
Ana Eliza Colomar – violoncelo, flauta e sax
Chico Botosso – violão e contrabaixo
Demian Pinto – piano e teclado
Gui Calzavara – bateria e trompete
João Botosso – violão, guitarra e cavaquinho
CRIATIVOS e PRODUÇÃO
Texto e Direção – Aimar Labaki
Músicas Originais, Edição do Repertório e Direção Musical – Gustavo Kurlat
Regência e Instrumentista Acompanhador – Demian Pinto
Arranjos Instrumentais – Chico Botosso
Preparação de Voz e Arranjos Vocais – Tarita de Souza
Design de Som – Bruno Pinho
Cenografia – Andre Cortez
Desenho de Luz – Francisco Turbiani
Direção de Imagem e Videomapping – André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)
Figurino – Kleber Montanheiro
Visagismo – Eliseu Cabral
Coreografia e Direção de Movimento – Débora Veneziani
Assistência de Direção – Beto Amorim
Bonecos e Adereços – Nilton Araujo
Direção de Cena – Rafael Bicudo
Microfonista – Paula Lopes
Operação de Som – ARÚ
Assistência de Cenografia – Camila Refinetti
Cenotecnia – Wanderley Wagner
Cenotécnico – William Zimolo
Serralheria – Fernando Zimolo
Pintura – Wagner Walace e Kayque Moisés
Montagem do Cenário – Alexsandro Nunes do Amaral, Felipe Félix, Nicolas Alves, Wellington da Silva
Assistência de Iluminação – Flora Furlan
Programação e Operação de Luz – Sibila
Assistência de Figurino – Acrides
Produção de Figurinos – Nilo
Costura – Mariluce da Costa e O Atelier
Perucaria – Camila Santos, Fabiane Monteiro
Contrarregragem – Sasso Campanaro
Camareiras – Ariane Sá, Rejane Sá
Fotos – Lenise Pinheiro – @acervolenisepinheiro
Identidade Visual (retratos de Amanda Acosta e banda) – Gal Oppido
Desenvolvimento Gráfico – Iago Ferrão
Peça Gráfica Guia OFF / agosto – André Stoklos
Captação Audiovisual e Mídias Sociais – Gatú Filmes
Assessoria de Imprensa – JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
Clipping Valorado – GBR Clipping
Interpretação em LIBRAS – All Dub Group
Audiodescrição – All Dub Group
Consultoria Jurídica – Ana Paula Manrique Amaral, Martha Macruz de Sá
Administração Financeira – Agnes Zuliani, Maurício Inafre
Contabilidade – Dell Assessoria Contábil
Colaboração de Produção Administrativa – Cenne Gots
Produção de Documentação Administrativa – Regilson Feliciano
Assistência e Secretariado de Produção – Alessandro Fritzen
Administração de Sala de Ensaio e Assistência de Produção – Jeane Souza
Assistência de Produção e Produção de Catering – Katia Brito
Supervisão de Produção – Maurício Inafre
Coordenação de Produção – Náshara Silveira
Idealização e Direção de Produção – Alexandre Brazil
Realização Artística e Gestão de Produção – Escritório das Artes e Thara Theatro
O vestido utilizado na cena em que se cita O Relato Íntimo de Madame Shakespeare foi criado para Norma Bengell por Beth Filipecki e Renaldo Machado em 2007, para o espetáculo homônimo, dirigido por Emilio Di Biasi.
SERVIÇO
TEMPORADA: De 19 de setembro a 21 de dezembro de 2025
LOCAL: Teatro do SESI-SP (Centro Cultural Fiesp) – Av. Paulista, 1313 (em frente à estação do metrô Trianon-Masp), Bela Vista, SP | Capacidade: 445 + 9 lugares para PCD + 4 lugares para obesos + 2 para cão guia | Acessibilidade: Sessões com recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição) aos sábados e domingos
DIAS e HORÁRIOS: Qui a Sáb às 20h | Dom às 19h (nos dias 26/09, 31/10, 28/11, 06/12 e 13/12, serão realizadas 2 sessões, às 17h e às 20h)
DURAÇÃO: 120 min
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
INSTAGRAM: @normabengellnoteatro
INGRESSOS: ENTRADA GRATUITA – Retirada: sesisp.org.br/normabengell
*os ingressos da semana são liberados no site toda segunda-feira às 8h