DAQUI NINGUÉM ME TIRA

(Crédito: Bianca Tatamiya – Reprodução: @teatrosabespfreicaneca)


“Daqui Ninguém Me Tira” é uma comédia musical que traz uma mensagem poderosa através da história de Velvet (Alexia Twister), uma drag queen que se vê prestes a ser despejada de seu antigo barracão para dar lugar a novos empreendimentos.

Escrita por Noemi Marinho, a peça aborda de forma humorada e reflexiva o conflito entre o progresso representado por Herculano (Giovani Tozi revezando com Anderson Müller), um funcionário de uma grande incorporadora, e a preservação da memória e identidade de Velvet. Na trama, Herculano se vê dividido entre apoiar Velvet e cumprir suas obrigações profissionais, criando um embate interessante que não se resume a mocinhos e bandidos. A comédia musical explora os dois lados da história, questionando como conciliar o avanço urbanístico com a manutenção das raízes e do patrimônio cultural.

A encenação de Neyde Veneziano se inspira nos numerosos canteiros de obras da cidade de São Paulo, estabelecendo uma analogia entre a rica memória do Teatro de Revista, simbolizada pelas exuberantes vedetes, e o gradual desaparecimento da arquitetura urbana, junto com suas histórias entrelaçadas. Veneziano é reconhecida como uma das principais autoridades no estudo do Teatro de Revista, tendo escrito cinco livros sobre o assunto. Durante uma entrevista com Jô Soares, o apresentador fez questão de destacar que a diretora “introduziu o Teatro de Revista no ambiente acadêmico”. Em 2024, após anos de estudo dedicados à figura da vedete, Veneziano faz uma afirmação provocativa em Daqui Ninguém Me Tira: “A HERDEIRA DA VEDETE É A DRAG”.

O grande desafio da trama foi explorar a humanidade e os princípios que motivam cada personagem, sem recorrer à dicotomia entre bem e mal. Desde o início do espetáculo, o público é levado a uma jornada eletrizante, com canções e imagens, imergindo nas motivações dos personagens, algo cada vez mais raro em tempos de polarização. Empatia é uma palavra que parece simples, mas esbanja complexidade. Sobre a dramaturgia de Noemi Marinho, no livro “O Teatro de Noemi Marinho”, Márcia Abujamra destaca: “a percepção aguda que Noemi Marinho tem de seus personagens se reflete em um diálogo ágil que surpreende o leitor-espectador pelas conclusões que sugere e, se não quisermos ser deixados para trás, nos obriga a acompanhar e participar ativamente de cada momento. Assim são as peças e os personagens de Noemi Marinho: em constante movimento.” (Imprensa Oficial, 2007).

Idealizado pelo ator e produtor Giovani Tozi, Daqui Ninguém Me Tira representa a união de duas figuras femininas de extrema relevância na história do teatro brasileiro: Noemi Marinho e Neyde Veneziano. Esta colaboração resulta em um diálogo rico e significativo sobre a sensibilidade à diversidade. Marinho e Veneziano abrem-se para a escuta ativa e a troca de ideias, mergulhando em reflexões extremamente atuais sobre como promover a inclusão e a consciência social em um contexto marcado pela crescente individualidade e solidão nas grandes metrópoles. O espetáculo não apenas entretem, mas também busca provocar o espectador a refletir sobre questões essenciais da sociedade contemporânea, como a importância de valorizar e respeitar a diversidade em todas as suas formas. Tozi desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre Jô Soares na Unicamp, através de uma pesquisa sobre o humor. Nela, o ator se aprofunda em teorias contemporâneas sobre a comicidade e de que forma os atores podem desenvolver e aperfeiçoar as formas de provocar o riso no público. Questionado sobre o porque dessa vontade em fazer o público rir, Tozi cita Jô Soares: “só o humor pode salvar o Brasil”.

“Daqui Ninguém Me Tira” mergulha nas tensões geracionais e ideológicas, buscando inspiração no caos urbano para criar uma fusão entre marchinhas de carnaval e hits da música pop, refletindo os fragmentos de um passado já distante. A presença da banda ao vivo estabelece o ritmo de um bloco de carnaval fora de época, mas também anuncia o desfecho inevitável. Trágico e cômico “Daqui Ninguém Me Tira” é um ensaio sobre nossa capacidade (ou falta dela) de conviver com o outro, e a inabilidade de lidar com os conflitos que permeiam as relações humanas.

Sobre as atualizações em relação à primeira versão do texto, Noemi diz: “Velvet agora, ainda que filha espiritual do glorioso Teatro de Revista, é sangue novo pulsando futuro. Tem brilho próprio, além do cosmético, naturalmente. E a empresa que Herculano representa está ainda mais voraz e audaciosa”. De acordo com a autora, “o texto original dramatizava um pouco a audácia e a ganância das incorporadoras. A realidade, mais uma vez, superou a ficção: todos temos uma rua ou um bairro do coração que já está destruído ou ameaçado. A ficção agora só pontua”.

ELENCO
Alexia Twister – Velvet
Giovani Tozi / Anderson Muller (revezamento) – Herculano

MÚSICOS
Rafael Passos – piano
Gabriel Caropreso – percussão
Rafaela Penteado – trompete

CRIATIVOS
Texto: Noemi Marinho
Argumento: Giovani Tozi
Direção: Neyde Veneziano
Trilha Sonora: Rafael Passos
Cenário e Figurino: Fábio Namatame
Iluminação: Domingos Quintiliano
Direção de Vídeo: Matheus Luz
Assistente de direção: Pedro Machitte
Administração Financeira: Carlos Gustavo Poggio
Produção Executiva: Felipe Calixto e Nayara Rocha
Assistência de Produção: Bruno Tozi
Assessoria de Imprensa: Arteplural – Fernanda Teixeira e Macida Joachim
Assessoria Jurídica: Martha Macruz de Sá
Direção de Arte Gráfica, Produção e Idealização: Giovani Tozi
Realização: Tozi Produções Artísticas, CG Educação e ArteServiço

(Crédito: Priscila Prade)

TEMPORADA: De 17 de Maio a 28 de Junho de 2024 | Dia 14.06 não haverá sessão
LOCAL: Teatro Sabesp Frei Caneca – Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação – São Paulo/SP | Tel.: (11) 99882-8442 | Capacidade: 600 lugares
DIA e HORÁRIO: Sextas às 19h
DURAÇÃO: 75 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis e crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.
INSTAGRAM: @daquininguemmetira

VENDAS (on-line com taxa): uhuu.com
VALORES:
Plateia Baixa:
R$ 80 (inteira) + R$ 16 (taxa) | R$ 40 (meia) + R$ 8 (taxa)
Plateia: R$ 80 (inteira) + R$ 16 (taxa) | R$ 40 (meia) + R$ 8 (taxa)
Plateia Alta: R$ 60 (inteira) + R$ 12 (taxa) | R$ 30 (meia) + R$ 24 (taxa)

VENDAS (física sem taxa): Atendimento da bilheteria – de Terça a Domingo das 12h às 15h e das 16h às 19h. Whatsapp da bilheteria do Teatro Sabesp Frei Caneca (11) 91655-6026 – (somente mensagens)

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