O BOSQUE DOS SONÂMBULOS (2023)

(Crédito: João Paulo Belentani)


Filmes de horror gótico das décadas de 1960 e 1070 inspiraram o enredo do espetáculo “Bosque dos Sonâmbulos”, que reestreia com novidades no Teatro Viradalata a partir de 6 de setembro.

Com texto e direção de Matheus Marchetti, composições originais de Vitor Mascarenhas (mescladas à árias em domínio público do repertório de Jacques Offenbach e Antonín Dvorak), sob nova direção musical de Guilherme Gilla, nesta temporada o elenco está acompanhado de 3 músicos. O texto é baseado no curta-metragem homônimo, também dirigido por Marchetti em 2017. A peça expande a narrativa do filme numa fantasia gótica queer contada em canções.

– alerta spoilers – confira o curta-metragem de 21 minutos que deu origem ao musical

Na trama, uma misteriosa companhia de teatro vai se apresentar em um antigo hotel nas montanhas, despertando desejos ocultos de alguns hóspedes. Os irmãos Thomas e Oliver, cultivam um amor pelo macabro. Um sonha em ser vampiro, o outro, um caçador de vampiros. Oliver acredita que os atores são vampiros, como nas histórias que seu irmão mais velho conta. Mas quando o próprio Thomas cai sob o feitiço de um belo violinista da trupe, Oliver mergulha numa estranha jornada bosque adentro, para resgatar seu irmão antes que seja tarde demais. 

O Bosque dos Sonâmbulos surgiu de um diário de sonhos que eu tive na minha adolescência, e especificamente para um sonho recorrente sempre envolvendo um hotel isolado e um menino misterioso que eu encontrava lá. Queria escrever um romance gay adolescente que se casasse com minha linguagem narrativa de preferência o horror. Assim, busquei inspiração nos filmes de horror gótico dos anos 1960 e 1970, principalmente os que tratam de vampiras lésbicas – como as obras de Jean Rollin – mas subvertendo o olhar talvez mais heteronormativo dessas narrativas, trocando o gênero dos personagens centrais”, conta Matheus Marchetti.

Com uma encenação minimalista, apenas alguns objetos de cena e figurinos coloridos ocupam a função de cenário. A trilha sonora é cheia de contrastes – indo do lírico ao folk-rock em instantes – buscando recriar o sentimento de sair de um sonho e cair em um pesadelo, e vice-versa.

A encenação pretende criar uma performance intimista, colocando o público no mesmo saguão do hotel onde a história acontece. Sentados no mesmo ambiente que os protagonistas, num formato de arena, os espectadores se acomodam no que aparenta ser o lobby de um hotel abandonado com os poucos objetos de cena cobertos por pesados panos que pairam como fantasmas.

Os elaborados figurinos (parcialmente reutilizados do curta, por Ana Teixeira) funcionam como cenário – cada peça de roupa torna-se essencialmente um objeto cênico chave. Todos os figurinos carregam algum elemento de cor de forma muito intensa, que mesclada com uma iluminação igualmente colorida e exagerada, enfatizam essa viagem ao fantástico, à um mundo de conto de fadas às avessas – igualmente sensual, assustador e fascinante.

O diretor buscou referências em filmes como “A Dança dos Vampiros” (Roman Polanski), “Os Contos de Hoffmann” (Michael Powell & Emeric Pressburger), “Teorema” (Pier Paolo Pasolini), “Escravas do Desejo” (Harry Kümel), entre ouros. “Por ser uma história que trata de sonhos, bebi muito em cineastas que abraçam o onírico, que privilegiam essa sensação de mergulho profundo no subconsciente – Federico Fellini, principalmente seu ‘Julieta dos Espíritos’, é uma referência fortíssima no seu desfile de personagens excêntricos que navegam paisagens de sonho; e também o ‘Fellini britânico’ Ken Russell, que como ninguém brinca muito com esse contraste de gêneros – da comédia ao horror ao romance ao musical”, completa.


FICHA TÉCNICA

Elenco

Abel Juliano – Ensemble / Cover Barão, General, Tonino
Adriano De Sidney – O Barão / O General
Andy Cruz – Oliver
Beatriz Algranti – Irene
Bruna Lemberg – Ensemble / Cover Eva
Bruna Pimentel – Mariana
Bruno Germano – Thomas
Lucas Bocalon – Oliver
Giovana Brandão – Swing / Cover Antonia
Giovanna Melo – Eva
Giuliano Garutti – Thomas
Henrique Natálio – Cover Escritor
Igor Patrocínio – Ensemble / Cover Roman
Isabella Melo – Cover Irene
Jow Black – Roman
Mateus Torres – O Escritor
Nicole Tacques – Antonia
Tony Germano – Tonino

MÚSICOS

Felipe Parisi – Violoncelo
Pedro Vulpe – Violão + Guitarra
Guilherme Gila – Piano

Criativos

Direção Geral e Dramaturgia – Matheus Marchetti
Assistente do Diretor – Thiago Gelli
Música – Vitor Mascarenhas
Direção Musical – Guilherme Gilla
Arranjos – Guilherme Gilla e Henrique de Paula
Direção de Arte – Alice Tassara
Coreografia – Ana Paula Trevisan
Iluminação – Ariel Rodrigues
Produção – Isabella Melo
Assistente de Produção – Yuri Célico
Assessoria de Imprensa – Adriana Balsanelli


SERVIÇO

TEMPORADA: De 6 a 21 de setembro / De 3 a 12 de outubro de 2023 | Sessões extras: 24, 26, 31.10 e 02.11
LOCAL: Teatro ViradaLata – Rua Apinajés, 1387, Sumaré / SP
LOTAÇÃO: 100 lugares *especialmente neste espetáculo
DIAS e HORÁRIOS: Ter, Qua e Qui às 21h
DURAÇÃO: 90 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
INSTAGRAM: @sonambulosmusical

VENDAS (on-line com taxa): sympla.com.br
VALORES: R$ 90 (inteira) + R$ 10,80 (taxa) | R$ 45 (meia-entrada) + R$ 5,40 (taxa)

VENDAS (física sem taxa): Bilheteria do teatro abre duas horas antes do espetáculo e aos finais de semana:  Sábados das 14h às 22h e Domingos das 14h às 20h. Informações 11.3868-2535

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