IRON – O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO

(Crédito: Renan Vitorino)


“I R O N – O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO, categorizada de ELECTRO-ÓPERA, é uma livre adaptação do clássico de Alexandre Dumas (1802-1870), que tornou ficção uma história real ambientada ocorrida na França, no reinado do absolutista Luis XIV: o drama de um prisioneiro fadado a viver com o rosto coberto por uma pesada máscara de ferro, levantando suspeitas de que seria um irmão gêmeo do tirano. Os três mosqueteiros têm a missão de libertar o misterioso sósia e ajudá-lo a tomar o poder.

Tanto o romance de Dumas quanto o musical tem como pano de fundo sociedades que lutam para se libertar da sanha autoritária e de líderes mais preocupados consigo próprios do que com os rumos da nação que dirigem.

Encenado no 033 Rooftop, do Teatro Santander, no Complexo JK Iguatemi, o espetáculo oferece ao público uma experiência musical interativa em 360º, rompendo os limites entre palco e plateia. O público estará misturado ao elenco e ao cenário, formado por módulos cenográficos que mudarão de lugar com a ajuda do público ao longo da ação, assim como os espectadores que, como numa festa ou num show, estarão livres para se deslocar e interagir com os atores, além de desfrutar do bar, que permanecerá aberto durante todo o tempo.

Compartilhado com 15 atores-cantores, 6 músicos e um cenário itinerante, o público paulistano poderá vivenciar essa experiência interativa inédita a partir de 04 de agosto. Um musical nada convencional, idealizado e dirigido por Ulysses Cruz, com libreto de Marcos Daud e músicas de Elton Towersey, promove um mergulho sensorial na misteriosa aventura de um homem cuja identidade está escondida há mais de 350 anos: o homem da máscara de ferro.

Esquecido em uma cela na Bastilha, está um prisioneiro que poderá mudar a história da França. Sua semelhança física com o rei Luís XIV é impressionante. Mas pouquíssimos sabem disso, pois seu rosto está coberto por uma horripilante máscara de ferro. Enquanto isso, o que faz o rei da França? Governa o país com descaso e arrogância, mais interessado em suas amantes e em seus prazeres pessoais. Os três mosqueteiros entram em cena com a missão de depor o rei e substituí-lo pelo sósia encarcerado. Começa, então, a perigosa aventura de se livrar de um líder irresponsável e pôr em seu lugar alguém que esteja de fato preocupado com o futuro da nação.

Vivendo o duplo papel do Rei e do Homem da Máscara de Ferro, Tiago Barbosa, artista de carreira internacional consolidada, considerado ‘o melhor Simba do mundo’ no musical da Broadway “O Rei Leão”, versões brasileira e espanhola. Ana D’Austria será vivida por Leticia Soares (“O Rei Leão”, “Mudança de Hábito”, “A Cor Púrpura”); Restiff – O Mestre de Cerimônias por Saulo Vasconcellos, segundo ator no mundo a interpretar o papel-título de “O Fantasma da Ópera” em duas línguas. Caio Paduan (“Além do Tempo”“Rock Story”“O Outro Lado do Paraíso”, “Verão 90”, série “Reis”) é D’Artagnan; Yara Charry (recentemente no ar na novela “Todas as Flores”) é Louise; Livian Aragão (novelas “Tempo de Amar”, “Malhação”, “Flor do Caribe”; filmes “O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili”, “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili”, entre outros) é Lully; e Thobias da Vai-Vai, reconhecido pela sua longa estrada no carnaval como cantor, compositor e diretor de escolas de samba, estreia no teatro musical interpretando ninguém menos do que o próprio Alexandre Dumas, que conduz a narrativa.

Completam o elenco Dagoberto Feliz como Aramis, Daniel Haidar como Raoul e
Molière, Débora Polistchuck como Mme. Dubois, Gabriela Correa como Armande, Luiz Nicolau como Athos, Nicolas Ahnert como Colbert e Carcereiro, Rafael de Castro como Porthos, Rafael Leal como Nicolas Fouquet.

IMERSÃO DE VERDADE

Ao chegar no espaço, o primeiro lugar por onde o público passa são os camarins,
permanentemente visíveis. Há 96 lugares num plano mais alto para os que
precisam/preferem se sentar, e os demais espectadores terão livre circulação pelo
espaço durante a apresentação, dançando e cantando com os atores ou ajudando a
mover o cenário – se assim desejarem -, e desfrutando do bar, como se estivessem
numa festa. Um cardápio especial de pratos franceses será criado para este evento. É
um entretenimento para toda a família, aberto ao público de todas as idades.

O público acompanha a história junto aos atores, estão todos no mesmo espaço. Tudo pode ser feito em conjunto. O cenário, composto de várias partes que se movimentam sobre rodas, vai sendo montado e deslocado com a ajuda da plateia (de quem desejar participar), dando forma aos diversos ambientes onde ação acontece – uma galeria de arte, o Palácio de Versalhes, o laranjal do Rei Luís XIV, a Bastilha, o quarto do Luís XIV, uma festa no salão dos espelhos. A música e as coregrafias, animadas e festivas, foram criadas para incluir o público, com refrões e movimentos de rápida assimilacão para que todos que queiram, possam cantar e dançar junto com os atores.”, conta Ulysses Cruz.

Assim como o musical não segue o formato tradicional do gênero, também não se deixa aprisionar às fronteiras da França dos anos 1600, levando o público a uma dimensão atemporal, que funde referências medievais e contemporâneas.

Os figurinos de Pazetto fazem uso de estruturas de metal, cores escuras, tachas e
aplicações metálicas, couro, aramados e brocados, rementendo a elementos da
estética punk e do universo sadomasoquista. O cenário, também de Pazetto, é
itinerante: uma grande estrutura metálica subdividida em vários módulos que
“andarão” pelo espaço criando e modificando continuamente os ambientes. A música
original de Elton Towersey e a direção musical de Jorge de Godoy trazem elementos da música eletrônica ao mesmo tempo em que preservam sua grandiosidade operística.

FICHA TÉCNICA

ELENCO

TIAGO BARBOSA – Luís XIV e Philipp (Homem da Máscara de Ferro)
LETICIA SOARES – Ana D’Áustria
CAIO PADUAN – D’Artagnan
SAULO VASCONCELOS – Restiff – O Mestre de Cerimônias
YARA CHARRY – Louise
LIVIAN ARAGÃO – Jean Baptiste Lully
THOBIAS DA VAI-VAI – Alexandre Dumas – o autor
DAGOBERTO FELIZ – Aramis
DANIEL HAIDAR – Raoul
DÉBORA POLISTCHUCK – Mme. Dubois
GABRIELA CORREA – Armande
LUIZ NICOLAU – Athos
NICOLAS AHNERT – Colbert / Carcereiro
RAFAEL DE CASTRO – Porthos
RAFAEL LEAL – Nicolas Fouquet

MÚSICOS

Rafael Marão – regente e pianista
Viviane Franco – pianista
Bruno Galhardi – baterista
Gibson Freitas – baixista
Lucas Fragiacomo – guitarrista
Pedro Abujamra – pianista

CRIATIVOS

IDEALIZAÇÃO: ULYSSES CRUZ, CAIO PADUAN E MARCOS DAUD
DIREÇÃO GERAL: ULYSSES CRUZ
LIBRETO: MARCOS DAUD
DIREÇÃO MUSICAL E PREPARAÇÃO VOCAL: JORGE DE GODOY
LETRAS E MÚSICAS ORIGINAIS: ELTON TOWERSEY
ARRANJOS: NATAN BADUE
DIREÇÃO MUSICAL ASSOCIADA: RAFAEL MARÃO
DIREÇÃO DE MOVIMENTO E COREOGRAFIAS: BÁRBARA GUERRA
ASSISTENTE DE MOVIMENTO/COREOGRAFIAS E DIRETOR RESIDENTE: JOHNNY CAMOLESE
DIREÇÃO DE ELENCO: VANESSA VEIGA
DIREÇÃO CRIATIVA | CENÁRIO | FIGURINO: PAZETTO
PRODUÇÃO DE FIGURINO: CAIA GUIMARÃES
EXECUÇÃO DE CENOGRAFIA: FCR
DIREÇÃO DE PALCO: FERNANDO NIETZCHE
VISAGISMO: ANDERSON BUENO
ILUMINADOR: CAETANO VILELLA
ILUMINADOR ASSISTENTE: NICOLAS CARATORI
SOUND DESIGN: BREDA
FOTOS: RENAN VITORINO
DIREÇÃO DE ARTE: MARCIO RIBAS
PATROCÍNIO MASTER: SANTANDER BRASIL
COORDENAÇÃO DE PROJETO: FIORAVANTE ALMEIDA
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: CAMILA BEVILAQUA
PRODUÇÃO EXECUTIVA: MARCELO CHAFFIM
DIREÇÃO EXECUTIVA: THIAGO DE LOS REYES
REDES SOCIAIS: 1812 COMUNICAÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA: JSPONTES COMUNICAÇÃO – JOÃO PONTES E
STELLA STEPHANY

PRODUTORAS ASSOCIADAS: FLO ARTS E ULYSSES CRUZ ARTE E
ENTRETENIMENTO

SERVIÇO

TEMPORADA: De de 04 de agosto a 08 de outubro de 2023
LOCAL: 033 Rooftop do Teatro Santander (cobertura) – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia – São Paulo | Capacidade: 380 lugares
DIAS e HORÁRIOS: Sex às 20h30 | Sáb e Dom às 16h30 e 20h30
DURAÇÃO: 45 min + 15 minutos de intervalo + 35 min
CLASSIFICAÇÃO: Livre, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos
pais ou responsáveis legais
INSTAGRAM@mascaradeferroiron

VENDAS (on-line com taxa): sympla.com.br
VALORES:
Cadeira: R$ 250 (inteira) + R$ 50 (taxa) | R$ 125 (meia-entrada) + R$ 25 (taxa)
Pista Imersiva: R$ 190 (inteira) + R$ 38 (taxa) | R$ 95 (meia-entrada) + R$ 19 (taxa)

VENDAS (física sem taxa): Bilheteria Teatro Santander – Atendimento presencial todos os dias 12h às 18h. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. Não é possível o parcelamento em ingressos adquiridos na bilheteria.
Autoatendimento: A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia.
Formas de pagamento: Dinheiro, Cartão de débito e Cartão de crédito.

** Clientes Santander possuem 15% de desconto nas compras no bar do 033 Rooftop

Deixe um comentário