GUERRA DE PAPEL, UMA TRAGÉDIA URBANA MUSICAL

(Crédito: Andreza Rodrigues)

MUSICAL JOVEM, GUERRA DE PAPEL  ATUALIZA MITO GREGO AO TRATAR DE LUTO E VIDAS PERDIDAS NAS PERIFERIAS. ESTREIA DIA 03 DE SETEMBRO NO TEATRO VIRADALATA

Com interpretação brechtiniana e música ao vivo, grupo
Tô em Outra Companhia de Teatro discute a dura realidade enfrentada pelos jovens negros de periferia

Segunda peça da trilogia de pesquisa da Tô em Outra Cia. de Teatro sobre Teatro Grego e Periferia, “Guerra de Papel – Uma Tragédia Urbana Musical” é o novo espetáculo do grupo de repertório do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo. Com estreia na sexta-feira 03 de setembro, às 21 horas, a produção cumpre temporada presencial e on-line até dia 26 do mesmo mês. As transmissões pela Sympla serão nos mesmos dias e horários – sexta e sábado às 21h, domingo às 19h. Com duração de 60 minutos, em média, a encenação acontece ao vivo com atores e banda de quatro músicos (executando 12 músicas) no palco do Teatro Viradalata para uma plateia de 120 pessoas, 60% da lotação do espaço. Duas câmeras e atores microfonados garantirão as transmissões, realizadas também ao vivo para o público que optar por assistir pelo Youtube e redes sociais da companhia.   

Se na primeira peça da trilogia (Das Ruas, um Orfeu de Mochila), o grupo adaptou pelo mito de Orfeu e Eurídice para os tempos atuais, celebrando o amor, em Guerra de Papel a Tô em Outra Cia. de Teatro – sempre na estética do teatro musical – transporta o mito de Antígona para a contemporaneidade e retrata o luto. A reflexão proposta agora passa pelo precário ensino público brasileiro e o genocídio dos negros, principalmente em escolas periféricas, consequência do combate entre polícia e traficantes. Enquanto na mitologia grega, a figura de Antígona – filha do casamento incestuoso de Édipo e Jocasta – é aquela que tenta enterrar seu irmão, na peça da companhia ela é a personagem central, a mulher negra na luta para descobrir quem tirou a vida de seu filho Aramiz, morto em consequência de uma bala perdida dentro da sala de aula.

Depois da tragédia com o filho, Antígona estampa o rosto do menino nos jornais, camisetas e em sua janela, gritando em sua comunidade, fazendo sua própria guerra. “Queremos falar sobre as mortes nas periferias, sempre invalidadas pela mídia e pela polícia, que nunca realiza uma investigação séria para encontrar o culpado. Tipo o que vemos com o caso Marielle Franco. Um caso famoso, de uma vereadora periférica, pessoa pública, até hoje sem conclusão”, comenta o Diretor Geral Jorge Alves.

DRAMATURGIA (concepção)

Os mitos colaboram na compreensão das relações humanas e ajudam a ampliar nosso entendimento sobre o mundo e nós mesmos. Eternos, estão presentes na vida de cada ser humano, que é um pouco Deus e herói de sua própria história.

A mulher na obra é muito presente. A professora, a irmã e a mãe, três mulheres que tiveram seus pensamentos e sentimentos revirados por uma criança que teve sua vida interrompida. Também retratada na peça, Ismênia, irmã de Antígona, é a mulher que perdeu o sobrinho de forma brutal, uma pessoa que tenta amenizar o peso da saudade e a da insatisfação da vida, tanto dela quanto de sua irmã Antígona. Se sente impotente, não encontra força em seus braços para segurar a irmã e mesmo com esse sentimento, ela está o tempo todo pensando na sua família. Regida pelas lembranças do filho, Antígona sente cada vez mais raiva da justiça dos homens e espera encontrar paz na justiça divina. A professora abre a narrativa com uma conversa sincera com Deus, tentando buscar as respostas para os questionamentos que não encontra nos mortais. A morte do filho leva Antígona a repensar o futuro dos alunos e buscar outra forma, através do ensino, para tornar seus alunos seres pensantes e realizadores.

Escolhemos contar esta história para mostrar uma realidade que, infelizmente, ainda é muito presente. A lei natural da vida é que os filhos enterrem seus pais, mas sabemos que o destino inverte de forma cruel os papéis (…) a peça é dura, assim como a vida da minoria-maioria da população”, comenta o ator Jorge Alves.

ENCENAÇÃO

A Tô em Outra Cia. de Teatro se consolida pelo trabalho no âmbito de pesquisa em teatro grego e épico. Em Guerra de Papel, a proposta do grupo é pesquisar a interpretação dos atores a partir da técnica do dramaturgo e encenador alemão Bertold Brecht, Gestus, forma de interpretação do texto a partir do corpo. Este processo de interpretação pressupõe um método de construção de fora para dentro sem que os artistas se envolvam emocionalmente com as personagens. Como no teatro épico, a proposta é o distanciamento do ator perante a personagem. Além, de inserir características de interpretação do teatro grego, como corpo e voz ampliados. Jorge destaca a presença do coro como essencial para a montagem, visto que Guerra de Papel, de acordo com ele, é uma manifestação. “E manifestação, para ter uma força maior, é feita pelo coletivo. Ele tem destaque na relação com o público, não raro quebrando a quarta parede.”

CENÁRIO, FIGURINO, LUZ e MÚSICA

A ação se passa em uma escola, que pode ser uma casa ou espaço público. Os figurinos cumprem dupla função no espetáculo, com composições de peças cotidianas com uniforme escolar. Cada peça tem características únicas de cada personagem, assim, buscando transparecer a personalidade de cada UM e realçando texturas e cores para imprimir a ideia de individualidade dentro de um coletivo. A iluminação acompanha as movimentações dos atores no palco e em suas pontuais áreas de atuação. É composta, quase que em sua totalidade, por retas que remetem aos diversos caminhos e escolhas feitas pelos personagens durante a trama. Sem variações de cores, a luz cria espaços realistas e lúdicos. Possui variações de movimentos, acompanhando o acelerado ritmo das cenas e dos personagens, o que dá à obra uma dinâmica ágil e juvenil, como o próprio texto. Ao vivo, quatro músicos estão em cena, com direção musical e arranjos de Paulo Henrique Costa. A criação musical tem inspiração em gêneros como samba e funk, ritmos presentes nas periferias. Os atores cantam suas angústias para o público.

Mayara Tenório é Antígona (Crédito: Andreza Rodrigues)

ELENCO

Mayara Tenório – Antígona
Thayna Rodrigues – Ismênia
Claudine Palhàres – Professora
Cinthia Tomaz – Ensemble
Larissa Noel – Favela e Ensemble
Renan Marques – Ensemble
Uédia Alves – Ensemble
Vittor Oliver – Ensemble

FICHA TÉCNICA

Texto: Andreza Rodrigues e Thuane Campos
Letras: Andreza Rodrigues, Jorge Alves, Paulo Henrique, Leo Matheus e Thuane Campos
Músicas: Jorge Alves, Leo Matheus e Paulo Henrique Costa
Arranjos Musicais: Paulo Henrique Costa e Leo Matheus
Direção Geral: Jorge Alves
Direção Musical: Paulo Henrique Costa
Músicos Instrumentistas: Fabrício Spezia (Piano e Teclas), Julio Lino (Baixo), Leo Matheus (Violão e Cavaquinho) e Tunuka (Percussão e apoio vocal)
Direção de Movimentos e Coreografias: Gustavo Medeiros
Figurino: Gabriela Araújo
Cenário: Heron Medeiros
Assistente de Direção: Andreza Rodrigues
Assistente de Produção: Thuane Campos
Design de Luz e Op.: Fernando Ferreira
Design de Som: Radar Sound
Assessoria de Imprensa: Arte Plural – M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim
Programação Visual: Agência Artprint
Produção: Tô em Outra Produções Culturais
Realização: Tô em Outra Cia. de Teatro.

SERVIÇO

TEMPORADA: De 03 a 26 de setembro de 2021 (sessões presenciais e on-line). OBS: Sessão extra dia 23/09. No dia 17/09 não haverá sessão. Nos dias 11 e 18/09 haverá sessão acessível em Libras.
LOCAL: Teatro Viradalata (Rua Apinajés, 1387, Sumaré, São Paulo – próx. Metrô Vila Madalena)
DIAS e HORÁRIOS: Sexta e Sábado às 21h | Domingo às 19h
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO: recomendado para maiores de 12 anos
CAPACIDADE: 120 pessoas (com protocolo de distanciamento – 60%)

VENDAS (presencial): sympla.com.br
Ingresso Presencial: Inteira -R$ 30,00; Meia-Entrada – R$ 15,00
VENDAS (on-line): sympla.com.br
Ingresso Virtual: R$ 20,00 (valor único)

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